A «Obra Gráfica Completa» de Paula Rêgo foi lançada, quinta-feira, em Lisboa. São 288 páginas com 491 ilustrações - 190 das quais inéditas. O autor é Thomas Gabriel Rosenthal, um prestigiado crítico inglês de arte.
Corpo do artigo
A obra «Paula Rêgo. Obra Gráfica Completa», da editora Cavalo de Ferro, foi lançada quinta-feira, em Lisboa.
O autor é Thomas Gabriel Rosenthal, um prestigiado crítico inglês de arte que, durante dois anos, acompanhou a pintora, conversou com ela e presenciou o seu trabalho no atelier.
O álbum tem 288 páginas, 491 ilustrações - 190 das quais inéditas - e reúne o estudo gráfico de Rosenthal à obra de Paula Rêgo entre 1954 e 2003.
«É cronológico no sentido em que o primeiro tema é seguido do segundo e assim por diante. Há depois um longo capítulo que abrange os trabalhos não temáticos. Mas são aproximadamente 250 litografias e gravuras para serem impressas em livro. Cerca de 200 estão organizadas por temas e em sequências», disse o autor à TSF.
O livro contém ainda declarações da pintora que surgiram de horas de conversa que ficaram gravadas. «Ela explica alguns trabalhos, a mentalidade dela em geral ou a herança portuguesa», acrescentou Thomas Gabriel Rosenthal.
A obra está à venda por 98 euros.