O ar condicionado e outros equipamentos da Estação Espacial Internacional foram alvo das atenções dos astronautas. O ruído emitido por alguns dispositivos incomoda os três tripulantes.
Corpo do artigo
O ar condicionado da Estação Espacial Internacional e outros equipamentos da mesma fazem ruídos estranhos, mas a casa de banho funciona perfeitamente, disse o astronauta norte-americano Bill Shepherd.
«Isso sim, está a funcionar realmente bem», referiu o astronauta duas semanas depois de chegar à EEI com os cosmonautas russos Yuri Gidzenko e Sergei Krikalev.
Na informação semanal sobre os trabalhos que o trio realiza no complexo espacial do qual são os primeiros ocupantes, Shepherd disse que «passámos vários dias a tentar reparar o ar condicionado».
«Temos aqui equipamentos a funcionar ininterruptamente, alguns silenciosamente, outros não. Gostaríamos que não houvesse tanto ruído, mas isto é habitável», sublinhou.
Na sua primeira semana, a tripulação instalou um gerador de oxigénio e um dispositivo para eliminar o dióxido de carbono.
Este trabalho aumentará nos próximos dias depois da acoplagem, hoje, de uma nave russa que lhes levará alimentos, cabos, sacos de lixo e outro aparelho de ar condicionado.
A Estação Espacial receberá a visita do vaivém «Endeavor» que será lançado no dia de 30 de Novembro de Cabo Canaveral com um conjunto de painéis solares novos.