As obras de reabilitação do túnel ferroviário do Rossio, em Lisboa, encerrado há mais de dois anos por motivos de segurança, vão recomeçar na próxima semana, anunciou esta quarta-feira a Rede Ferroviária Nacional (Refer).
Corpo do artigo
Em comunicado, a Refer revelou ter assinado hoje com a empresa Tecnasol o contrato de adjudicação para a primeira fase das obras de reabilitação do túnel, no valor de 9,7 milhões de euros.
As obras arrancarão na próxima semana e estão «a ser feitos todos os esforços para que as obras estejam terminadas no final de 2007», disse à TSF o porta-voz da empresa, Rui Reis.
Segundo o porta-voz, a intervenção consiste na colocação de suportes numa «extensão de 450 metros a partir da Estação do Rossio», para permitir as escavações de alargamento do túnel.
Quanto à segunda fase das obras, o revestimento definitivo, ventilação, via e catenária, a Refer está a analisar «as propostas de três consórcios», para as obras começarem em Janeiro de 2007, acrescentou Rui Reis.
O Túnel do Rossio foi encerrado pela Refer em Outubro de 2004, por razões de segurança de circulação.
A Refer anunciou a 06 de Outubro deste ano a rescisão do contrato com o consórcio Teixeira Duarte/Epos, que efectuava desde o ano anterior a reabilitação do túnel.
A empresa pública justificou a rescisão alegando que as alterações ao contrato propostas pelos empreiteiros «não evidenciam qualquer vantagem para o dono de obra» e têm «elevados riscos de concretização, sem garantia de fiabilidade do cumprimento do prazo objectivo».