O Oceanário de Lisboa pretende, este Verão, manter as crianças ocupadas de forma divertida e simultaneamente pedagógica, ensinando-lhes «matemática debaixo de água» ou ajudando-os e «explorar os oceanos».
Corpo do artigo
Num programa de actividades direccionadas aos mais novos, o Oceanário de Lisboa quer mostrar vários aspectos da vida marinha, através de diversos módulos vocacionados para idades que variam entre os três e os 15 anos, divididos por diferentes escalões.
Estes programas irão abordar assuntos que vão desde a questão «quem põe os ovos no mar?» até à temática «química dos oceanos».
As sessões duram cerca de uma hora e meia e podem ser frequentadas por um ,máximo de 25 alunos, entre as 10:00 e as 16:30 horas.
É também possível fazer visitas guiadas, com a duração de 90 minutos, aos bastidores do Oceanário e Ateliers de fim-de-semana.
Para os mais novos, o Oceanário organiza festas de aniversário com direito a visita de exploração e a actividades lúdico-pedagógicas, que inclui ainda um lanche e distribuição de presentes.
O programa «Férias debaixo de água», permite aos participantes passarem o dia no Oceanário, explorando-o com a ajuda dos Educadores Marinhos.
Por último, o programa «dormir com os tubarões», que, segundo oceanário têm feito sucesso, dá aos mais pequenos a oportunidade de passar a noite junto ao aquário central.
Esta actividade realiza-se às sextas e sábados e destina-se a crianças dos 6 aos 12 anos, havendo ainda a possibilidade de levar toda a família para «dormir com os tubarões».
O «curso de aquariofília» visa promover o contacto com o funcionamento básico de um aquário, bem como a aprendizagem sobre a diversidade de ambientes e espécies aquáticas.
Esta acção de formação tem como público-alvo jovens dos 12 aos 17 anos, sendo que, nenhum destes programas tem comparticipação do Estado, pelo que o seu custo é suportado pelo utente e pelo Oceanário de Lisboa.