A terceira tentativa norte-americana de chegar a Marte no espaço de dois anos iniciou-se este sábado, com o lançamento da sonda 2001 Mars Odissey.
Corpo do artigo
A sonda, inspirada no célebre filme de ficção científica de Arthur C. Clarke, «2001: Odisseia no Espaço», deixou Cabo Canaveral, na Flórida às 16:02 de Lisboa (11:02 locais).
O engenho de 230 toneladas vai percorrer 460 milhões de quilómetros em sete meses, devendo entrar na órbita do «planeta vermelho» em Outubro.
À procura de água, rochas e radiações
Durante dois anos e meio, a sonda Mars Odissey estudará, além da eventual presença de água, os minerais presentes nas rochas marcianas e a eventual existência de elementos químicos, como o hidrogénio, que poderão indiciar a presença de água. Serão também analisadas as radiações no planeta, que poderão ser nocivas para o Homem.
Esta é primeira missão enviada a Marte desde que, em 1999, a agência espacial norte-americana (NASA) perdeu duas naves do mesmo projecto (a Mars Climate Orbiter e a Mars Polar Lander), devido a erros de cálculos matemáticos e a falhas nos motores.