A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) reviu, esta segunda-feira, em baixa de 100.000 barris por dia as previsões de aumento da procura mundial de petróleo em 2006 para um milhão de barris por dia.
Corpo do artigo
Para o conjunto de 2006, o aumento da procura mundial deverá atingir 1,2 por cento para situar-se, em média, em 84,2 milhões de barris/dia.
No relatório mensal hoje publicado em Viena, o cartel invoca como razões para esta revisão em baixa «o tempo ameno e os preços mais elevados do petróleo», sobretudo nos países da OCDE.
Para 2007, em contrapartida, a OPEP «mantém a previsão de subida da procura de petróleo a um nível moderado de 1,3 milhões de barris/dia, ou seja 1,5 por cento», acrescenta o relatório.
O aumento da procura virá sobretudo da China e do Médio Oriente com respectivamente 420.000 barris por dia e 300.000 barris por dia.
O aprovisionamento nos países fora da OPEP deverá atingir no próximo ano cerca de 53 milhões de barris por dia, o que representa um aumento de 1,8 milhões de barris por dia face a 2006, indicou ainda o cartel que agrupa onze países.
A OPEP previu uma reunião extraordinária quinta-feira em Doha no Qatar em que poderá ser decidido um corte de produção de um milhão de barris por dia para travar a queda dos preços nos mercados internacionais.