A «Operação Milénio» da GNR está nas estradas portuguesas. Para cumprir o objectivo de diminuir a sinistralidade, a Brigada de Trânsito vai aplicar «tolerância zero».
Corpo do artigo
A «Operação Milénio» da GNR já está em curso nas estradas portuguesas. Para cumprir o objectivo de diminuir a sinistralidade, a Brigada de Trânsito vai estar atenta a todas as irregularidades e aplicar «tolerância zero» face aos erros dos condutores.
Para esta operação, a GNR dispõe de unidades especiais de trânsito, de unidades territoriais e de reserva.
A operação vai envolver diariamente 2100 homens, 1500 viaturas e terá também o apoio aéreo nas zonas metropolitanos do centro e sul, nas horas consideradas críticas.
As brigadas da BT contam também com 15 sistemas de vídeo-radar, 30 radares fotográficos, 700 alcoolímetros para despiste e 350 alcoolímetros para prova.
Segundo o Major Nascimento, coordenador da «Operação Milénio», «a missão primária tem um carácter preventivo de apoio a todos os utentes da via. No entanto, a nossa atenção será virada para as velocidades, para a utilização do cinto à frente e retaguarda, para os sistemas de iluminação e indicações de manobras, para o álcool e para a realização de manobras perigosas».
Com base nas informações disponibilizadas pelo Instituto Meteorológico, a precipitação será persistente, o que faz com que o espaço de travagem e estabilidade seja reduzido.
Neste sentido, o Major Nascimento deixa alguns conselhos para aqueles que vão andar na estrada.
Os automobilistas devem controlar a velocidade e aumentar a distância de segurança em relação aos veículos da frente.
Para além disto, devem identificar a sua presença através de médios, assegurar que o desembaciamento dos vidros seja permanente e todos os sistemas de limpa pára-brisas estejam funcionais.