A Operação Natal da Brigada de Trânsito já está em curso, tendo arrancado às 00:00 deste sábado. As estradas vão ser patrulhadas por cerca de 2400 militares por dia já que a GNR espera muito trânsito para próximos dias.
Corpo do artigo
A Operação Natal da Brigada de Trânsito (BT) já arrancou, às 00:00 deste sábado, e vai-se prolongar até ao fim do dia 25 de Dezembro. A GNR vai intensificar o patrulhamento das estradas, com cerca de 2400 homens por dia, tanto das brigadas de Trânsito, como das Brigadas Territoriais.
O capitão Cruz Ribeiro adiantou à TSF que é esperado muito trânsito já para hoje, e que deverá aumentar nos próximos dias. «Durante o dia de hoje vai haver bastante movimento em direcção ao interior norte e centro do país, com origem nos grandes centros, nomeadamente em Lisboa, Coimbra e Porto».
Trânsito será mais intenso no norte e centro interior
«Este volume de trânsito acentuar-se-á no dia 23, à tarde, e dia 24, de manhã. Depois há o regresso que deverá ser faseado, mas com grande incidência na tarde de dia 25 e depois no sábado seguinte, dia 28», explicou o responsável.
O oficial de dia da BT referiu que, desde sexta-feira, foram já «registados 375 acidentes, com seis mortos, nove feridos graves e 133 feridos ligeiros. A Brigada de Trânsito vai empregar mais cerca de 950 homens nas estradas do país, nomeadamente em, Auto-estradas, itinerários principais e complementares, caso da ligação Lisboa/Porto, Porto/Braga, o IP3, o IP4 e o IP5 e a A2, para sul. São vias que pelo volume d tráfego, a Brigada de Trânsito vai fazer uma fiscalização intensa», sublinhou Cruz Ribeiro.
A BT intensificou já o controlo e fiscalização nas estradas nacionais, com especial incidência na velocidade, no álcool e nas manobras perigosas. As vias nacionais contavam já com perto de 1100 homens por dia, chegando aos 2400, depois do reforço para o Natal e em conjunto com a Brigada Territorial.
Haverá ainda dois helicópteros a patrulhar as zonas mais críticas e nos horários de maior tráfego, casos das zonas centro e norte e interior, que nesta época têm maior tráfego, ao contrário do fim do ano, em que a zona sul é a mais procurada.
Os objectivos dos agentes nas estradas vão ser os de reduzir a sinistralidade e as suas consequências e além de darem orientações e apoio aos condutores, os militares têm ordens para serem «firmes» em relação a comportamentos e infracções graves e muito graves.
Depois do Natal, o Ano Novo
Depois da Operação Natal, começará a Operação Ano Novo, de dia 28 de Dezembro a 1 de Janeiro de 2003. Aqui as atenções estarão centradas nos itinerários do sul e litoral.