As três operadoras nacionais de comunicações móveis estão a reforçar as capacidades das respectivas redes para fazer face ao esperado aumento de telefonemas e mensagens no Natal e Ano Novo.
Corpo do artigo
No ano passado as redes móveis da TMN, Vodafone e Optimus ficaram sobrecarregadas, o que levou à falha de comunicações, originada pelo excesso de «desejos de boas festas».
Os problemas sentiram-se, especialmente, nas grandes cidades onde não foi possível fazer chamadas durante algumas horas, e as mensagens escritas demoraram a ser entregues.
Contactadas pela agência Lusa as operadores não garantiram que não possa haver falhas, mas todas afirmaram que estão a ser tomadas medidas para fazer face ao previsível grande fluxo de comunicações.
No ano passado, no Natal, foram enviadas mais de 15 milhões de mensagens escritas. As operadoras tiveram nos dias 24 e 25 três vezes mais mensagens do que o normal.
As três operadoras «temem» principalmente o período à volta da meia noite do último dia do ano, altura em que se multiplicam, por voz ou por mensagem, os desejos e os cumprimentos de 2003.