«Romeu e Julieta - Uma história de Gatos», uma adaptação da peça de William Shakespeare, é o título da opereta que estreia esta sexta-feira no Teatro Maria Matos, em Lisboa, pela mão do Teatro Infantil de Lisboa.
Corpo do artigo
O texto da opereta é da autoria de Carlos Manuel Rodrigues e foi inspirado na peça «Romeu e Julieta», escrita pelo dramaturgo inglês William Shakespeare entre 1594 e 1595.
Na versão «para os mais pequenos» as famílias Capuleto e Montéquio, de Verona, cedem o lugar a Coletes e Monteses, porém mantêm-se as lutas, as paixões, as tristezas e as alegrias por que passam as personagens da peça original.
Os Coletes, originários de Lisboa, e os Monteses - com raízes nos montes, mas há muito tempo imigrantes na cidade - detestam-se.
Apesar dos conflitos entre as duas famílias de gatos, num baile de máscaras organizado pelos Coletes, Romeu (um montês jovem e bonito que tinha ocorrido à festa disfarçado) apaixona-se por Julieta, da família anfitriã.
«Amor e amizade são valores a preservar»
Colocando de lado as desavenças entre Coletes e Monteses, os dois felinos juram amor eterno.
«Utilizar gatos como protagonistas foi uma forma despretensiosa e cativante de chamar a atenção das crianças para a história original de Shakespeare», disse à agência Lusa Fernanda Gonçalves, do TIL.
Através da opereta o TIL pretende «afirmar que o amor e a amizade são valores a preservar e que as diferenças - longe de constituírem motivos para ódios e vinganças - são uma riqueza», referiu Fernanda Gonçalves.
Em «Romeu e Julieta - Uma história de gatos» a reconciliação das duas famílias desavindas não passa pelo sacrifício dos dois apaixonados (na peça original, suicidam-se por amor), daí a história terminar com um final feliz.
Bilhetes a 12 euros
A opereta, cuja direcção artística está a cargo de Victor Linhares e a cenografia de Kim Cachopo, tem música e orquestração de Quim Tó e direcção musical e vocal de Ana Sacramento.
A peça vai ser interpretada por: Adriana Pereira, Agostinho Macedo, Fernanda Santana, Fernando Pereira, Kim Cachopo, Maria João Vieira, Mariana Perucho, Miguel Simões, Paulo Neto, Pessoa Júnior, Raquel Ferreira, e Suzana de Lacerda.
Os bilhetes para a peça, que vai estar em cena no Teatro Maria Matos até 07 de Março de 2004, já estão à venda pelo preço de 12 euros. A peça pode ser vista aos sábados, domingos e feriados às 15:00.