Perante as explicações do ex-comentador da TVI, Marcelo Rebelo de Sousa, na Alta Autoridade para a Comunicação Social, a oposição exige um debate de urgência na assembleia da república e a realização de uma comissão parlamentar.
Corpo do artigo
«Estas revelações são muito graves, por isso o PCP vai propor que seja convocado o plenário da assembleia da república. Esta questão e tão relevante que nos achamos que se justifica realizar um debate de urgência sobre esta questão», disse à TSF o deputado António Filipe.
O Bloco de Esquerda concorda mas exige também uma comissão parlamentar de inquérito. «A Assembleia da República tem que esclarecer o país sobre esta matéria, através de um debate mas também através de uma investigação detalhada», diz Francisco Louça.
O deputado socialista, Augusto Santos Silva, comenta que a verdade é como o azeite, «vem sempre ao de cima»: «Os comentários do professor Marcelo rebelo de Sousa na TVI terminaram porque o professor sofreu pressões políticas e económicas que ditaram o seu afastamento».
«O professor explicou, dentro da contenção a que se obrigou, que houve um condicionamento sobre o conteúdo editorial da estação, sobre os seus comentários, e que isso punha em causa a independência da sua posição de comentador», acrescenta o deputado.
Marcelo Rebelo de Sousa explicou ainda «com toda a clareza, que as próprias declarações do ministro dos Assuntos Parlamentares criaram objectivamente um quadro de condicionamento político», concluiu o socialista Augusto Santos Silva.