Os seis países do Conselho de Cooperação do Golfo concordam com os cortes na produção de petróleo e dizem-se empenhados em fazer chegar o preço dos barris aos 25 dólares.
A Arábia Saudita e os cinco outros parceiros do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC, sigla em inglês) estão prontos a aderir aos cortes de produção da OPEP para conseguirem fazer com que o preço do barril chegue aos 25 dólares, anunciaram hoje os representantes na conferência anual do GCC.
Os representantes disseram que os líderes dos seis países mais ricos em petróleo tiveram prolongadas conversações sobre o actual mercado do petróleo, durante a conferência em Bahrain e mostraram-se bastante preocupados quanto ao recente deslize do preço dos barris.
«O comunicado final (...) irá reafirmar o compromisso feito pelos países do GCC, em conseguir alcançar o preço de 25 dólares por barril e a sua prontidão em ajudar outros produtores no corte de produção necessário para atingir o preço pretendido», disse um alto representante à Reuters.
O preço do petróleo caiu cerca de 30 por cento a partir de meados de Outubro e está actualmente num nível mais baixo que a limitação de preços determinada pela OPEP, entre os 22 e os 28 dólares por barril.