A equipa portuguesa de Boccia BC1-BC2 (paralisia cerebral/doenças neuro-musculares) conquistou o ouro no torneio colectivo dos Jogos Paralímpicos, ao ganhar à Nova Zelândia, por 5-4. Pouco depois, foi a vez de Bruno Valentim e Fernando Pereira alcançarem a prata em BC4.
Corpo do artigo
A equipa vencedora é constituída por João Paulo Fernandes, novo campeão paralímpico em individuais, Fernando Ferreira, Cristina Gonçalves e o suplente António Marques.
Na meia-final, os campeões paralímpicos venceram a Grã-Bretanha, por 9-8, enquanto a Nova-Zelândia, conseguiu o triunfo por 6-4 sobre a formação espanhola, que acabaria na terceira posição final.
No último dia dos Paralímpicos de Atenas, Portugal conquistou ainda uma derradeira medalha no evento, novamente em Boccia, com o par Bruno Valentim e Fernando Pereira a conquistar a prata, na categoria BC4.
A dupla nacional só feita superada pelo par Yan Chi Lau e Yuk Wing Leung, de Hong Kong, que asseguram o ouro. O bronze foi para a dupla húngara Deszo Beres e Josef Gyurkota.
O Boccia é disputado em exclusivo por atletas com paralisia cerebral e doenças neuro-musculares.