Domingo foi um dia de alegrias para Portugal nos Jogos Paralímpicos de Atenas 2004, pois os atletas lusos já conquistaram cinco medalhas, nomeadamente, uma de ouro, duas de prata e uma de bronze, em Boccia, e uma outra de prata na maratona.
Corpo do artigo
João Paulo Fernandes conquistou a medalha de ouro no torneio individual de Boccia da classe BC1, ao derrotar o norueguês Roger Aandalen, por 4-2.
Pedro Silva, por seu turno, venceu a medalha de prata no torneio individual de Boccia na classe BC2. O atleta luso perdeu na final, por 7-3, com espanhol José Javier Curto.
Já Bruno Valentim, também em Boccia, mas na Classe BC4, conquistou a medalha de prata, depois de ter perdido, por 5-1, com Yuk Wing Leung, de Hong Kong.
Ainda na mesma modalidade outra medalha foi conquistada por Portugal, desta vez de bronze, por intermédio de Fernando Ferreira, na classe BC2.
O Boccia é um desporto exclusivo para atletas com deficiência (paralisia cerebral e doenças neuro-musculares) e assemelha-se à petanca, tendo como objectivo colocar pequenas bolas de pele, azuis ou vermelhas, o mais próximo possível de uma bola alvo.
Entretanto, Carlos Ferreira venceu a medalha de prata na maratona T11 (cegos totais), com o tempo de 2.45.07 horas.
O atleta já vencera em Atenas, logo no primeiro dia de provas dos portugueses, a medalha de prata nos 10 mil metros.
Carlos Ferreira fora campeão paralímpico da maratona em Sydnei, há quatro anos, onde cumpriu a prova em 2:38.27 horas.
Assim, e depois das cinco medalhas conquistadas pelos atletas paralímpicos este domingo, Portugal já soma oito nos Jogos de Atenas.