A ciência veio confirmar aquilo que as mulheres sempre se queixaram: os homens não ouvem. Um grupo de cientistas descobriu que o universo de descodificação das mensagens masculino é mais limitado do que o feminino.
Corpo do artigo
O recorrente desabafo das mulheres que se queixam de que os homens não as ouvem deixou de ser uma verdade da sabedoria popular para passar a ter legitimidade científica. Um grupo de investigadores norte-americanos decidiu dar crédito às reclamações femininas e verificou que os homens utilizam apenas metade do cérebro para ouvir, ao contrário das mulheres, que usam ambos os lados.
A investigação envolveu um universo de 20 homens e 20 mulheres e utilizou imagens de ressonâncias magnéticas funcionais que detectam a forma como o cérebro reage a diferentes estímulos, através de imagens multidimensionais dos fluxos sanguíneos em várias partes do cérebro masculino e feminino.
O resultado foi revelador. Os homens utilizam apenas o lado direito do cérebro, associado às funções de compreensão e descodificação da linguagem, para ouvir conversas. As mulheres são capazes de utilizar a totalidade do cérebro.
O estudo revela que as mulheres põem em actividade uma parte maior do seu cérebro para decifrarem as conversas e para além disso, são capazes de ouvir duas conversas ao mesmo tempo, ao contrário do universo masculino, mais limitado na audição de diversas mensagens.
Postas de lado as questões da guerra dos sexos, forte e fraco, melhor ou pior, o certo é que o processamento da linguagem entre homens e mulheres é... diferente. A «descoberta» foi apresentada no encontro anual da Sociedade Radiológica norte-americana que está adecorrer nos Estados Unidos.