O Paços de Ferreira foi ao reduto do V. Guimarães alcançar a sua segunda vitória na qualidade de visitante, em jogo a contar para a nona jornada da Liga portuguesa de futebol. Nos restantes jogos deste domingo, o Nacional venceu e está agora na 2ª posição da tabela; o Penafiel conseguiu a primeira vitória na Liga.
Corpo do artigo
Depois do triunfo alcançado em Setúbal, o Paços de Ferreira foi este domingo, a Guimarães, vencer o Vitória por 2-0, alcançado a sua segunda vitória na Liga na qualidade de visitante.
Apesar de ter sido completamente banalizada no primeiro tempo da partida, o Paços de Ferreira mostrou-se mais aguerrido na segunda parte e marcou os dois golos que lhe valeram os três pontos da vitória.
Didi, aos 61 minutos, e Edson, aos 90, ditaram o desfecho do marcador, em dois golos em tudo idênticos e fruto de contra-ataques mortíferos.
O Vitória de Guimarães soma a terceira derrota em casa por 2-0 (após desaires com Sporting de Braga e Naval) e perde a possibilidade de ultrapassar Académica e União de Leiria na tabela classificativa.
Rio Ave - Marítimo
Já o Rio Ave e o Marítimo empataram a dois golos num jogo marcado pelo equilíbrio e alternância no marcador.
O Marítimo, na qualidade de visitante, foi o primeiro a marcar por intermédio de Manduca, aos 25 minutos, e poderia ter ampliado a vantagem, aos 31 minutos, mas o vilacondense Mozer substituiu o seu guarda-redes e aliviou sobre a linha o que seria o segundo golo da equipa da casa.
O Rio Ave sacudiu a pressão e, aos 42 minutos, o recém entrado Evandro marcou o primeiro golo para os vilacondenses. O Paços Ri Ave viria a ampliar a vantagem aos 44 minutos por intermédio de Chidi.
O Marítimo conseguiu chegar à igualdade, aos 57 minutos, através da cobrança de um livre, executado por Mancuso, sem hipótese de defesa para o guarda-redes Mora.
Estrela da Amadora - Nacional
A outra equipa madeirense, o Nacional, veio à Amadora impor uma derrota ao Estrela, alcançando a segunda posição da tabela classificativa a par do FC Porto.
André Pinto, aos 41 minutos, e Alexandre Goulart aos 75 minutos, fizeram os dois golos da vitória, confirmando a boa prestação da equipa que, ao longo dos 90 minutos de jogo, soube aproveitar as oportunidades criadas.
Já o Estrela da Amadora, que averbou a primeira derrota no seu estádio, falhou em suplantar-se ai reduto defensivo dos madeirenses.
Penafiel - Académica
O Penafiel alcançou este domingo a primeira vitória na edição 2005/2006 da Liga portuguesa de futebol, ao vencer por 1-0 a Académica de Coimbra.
Um golo de Bruno Amaro, aos 76 minutos, valeu à formação de Luís Castro os primeiros três pontos do campeonato, ainda que não tenham sido suficientes para sair do último lugar da tabela classificativa.
A Académica ainda tentou reagir á desvantagem mas o meio-campo e a defesa penafidelenses não permitiram que os pupilos de Nelo Vingada conquistassem a segunda vitória fora, depois do trunfo em Alvalade.
U. Leiria - Gil Vicente
A jogar em casa, a União de Leiria saiu vitoriosa do embate frente ao Gil Vicente (3-0), conseguindo a terceira vitória consecutiva na Liga sob o comando de Jorge Jesus.
Lourenço marcou por duas vezes, aos 28 e 45 minutos, e Maciel fixou o resultado em 3-0 aos 91 minutos.