O primeiro homem a receber um coração artificial, em Julho passado, teve, no domingo, um Acidente Vascular Cerebral, sendo que o seu estado de saúde é muito delicado.
Corpo do artigo
Robert Tools foi o primeiro homem a receber um coração artificial, em Julho deste ano.
Ao fim de quatro meses, este homem teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e o seu estado de saúde é muito delicado.
A equipa do Hospital de Louisville, no Kentucky, Estados Unidos, implantou o AbioCor, um dispositivo de titânio e plástico que substitui o coração do paciente.
No entanto, a equipa de médicos deste hospital acreditam que Tools vai recuperar.
Robert Tools desenvolveu um coágulo de sangue, uma complicação típica quando se tem um dispositivo artificial como uma válvula coronária, ou mesmo, um coração inteiro artificial.
O AVC teria sido evitado se tivessem sido administrados anticoagulantes ao paciente, mas a diabetes de que Tools padece e a extrema facilidade em desenvolver hemorragias internas, levaram a que os tratamentos tivessem de ser muito controlados.
A equipa coordenada por Laman Gray afirma que Tools está consciente e que o seu estado de saúde, apesar de respirar artificialmente por uma máquina, «é talvez um pouco melhor do que o de uma pessoa nas mesmas condições com um coração normal, uma vez que neste caso não precisamos de nos preocupar com o coração em si».