No jornal da noite da TVI, o presidente do grupo Media Capital, Miguel Paes do Amaral, negou ter feito qualquer tipo de pressão sobre os comentários do professor Marcelo Rebelo Sousa.
Corpo do artigo
«Trabalho há 15 anos nos 'media' e sei que a opinião de cada um é um direito que não se põe em causa», disse o presidente da TVI.
«Foi uma conversa entre amigos (entre Paes do Amaral e Marcelo Rebelo de Sousa), não foi uma conversa hierárquica. E no contexto desta conversa falámos de vários temas, como a questão do posicionamento editorial», continuou.
«Sempre respeitei a autonomia da informação da TVI, mas considero importante defender aquilo que faz parte do estatuto editorial da TVI, que é ser independente, isenta, rigorosa e pluralista», concluiu.
Na Alta Autoridade para a Comunicação Social, Marcelo Rebelo de Sousa acusou hoje o presidente da TVI de querer reformular a orientação da informação da estação, tornando-a menos «anti-governamental», e de nesse contexto lhe ter pedido que repensasse o conteúdo dos seus comentários de domingo.