O "pai" da ovelha Dolly, o escocês Ian Wilmut, vem pela primeira vez a Portugal a 13 e 14 de Dezembro, para duas conferências a proferir no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, no Porto.
Corpo do artigo
A ovelha Dolly tornou-se mundialmente famosa como o primeiro animal clonado a partir de uma transferência nuclear de uma célula adulta.
Em comunicado, aquele instituto refere que Ian Wilmut, que liderou a equipa que procedeu à clonagem, falará no Porto de "Clonagem na Biologia e na Medicina" e "Clonagem: o estado da arte".
A vinda a Portugal do investigador escocês foi motivada pelo facto de estar a orientar um aluno de doutoramento do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.
Ricardo Ribas é o primeiro português a ter Ian Wilmut como mestre e possivelmente será o último, dado o anúncio feito pelo investigador escocês de que pretende retirar-se da carreira docente.
Os actuais objectivos da equipa de investigação de Ian Wilmut passam por tentar determinar os mecanismos moleculares importantes para o desenvolvimento normal dos embriões clonados e usar esse conhecimento na biologia, medicina e agricultura.