A secretária Estado norte-americana, Condolezza Rice, anunciou este domingo em Jerusalém que Israel e a Autoridade Palestina chegaram a acordo sobre a retirada de colonatos israelitas da Faixa de Gaza este Verão.
Corpo do artigo
Em conferência de imprensa, Condolezza Rice adiantou que «Israel e a Autoridade Palestina comprometeram-se a assegurar que a retirada seja feita gradualmente e sem violência».
Se o desmantelamento de colonatos, a que Condolezza Rice repetidamente chamou «um passo histórico» for feito pacificamente, poderá construir um clima de confiança que crie condições para novos esforços de paz para a região, acrescentou.
A secretária de Estado adiantou que as casas que forem evacuadas serão destruídas.
A responsável pela diplomacia norte-americana manteve contactos com responsáveis palestinos e israelitas durante dois dias.
O exército israelita vai levantar quatro barragens rodoviárias na Cisjordânia no âmbito das medidas de destinadas a facilitar as condições de vida dos palestinos da região, anunciou fonte militar.
Os postos de controlo a eliminar são uma barragem próximo de Oum Tsufa, a oeste de Ramallah, outra perto de Kfar Malek, na estrada que liga Ramallah e Jericó, assim como duas outras próximo das localidades de Deir Niddam e Kfar Singel, a sul de Ramallah.
Por outro lado, o exército israelita deteve hoje de madrugada um activista da Jihad Islâmica perto de Hébron, no sul da Cisjordânia.
A secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, exigiu sábado «medidas substanciais» para facilitar a vida dos palestinos, durante um encontro mantido com o ministro da Defesa israelita, Shaul Mofaz, segundo a rádio militar israelita.
Rice insistiu, nomeadamente, em que Israel liberte parte dos 700 prisioneiros palestinianos que se encontram detidos nas suas cadeias, ainda segundo a estação.