O Papa Bento XVI iniciou, esta quarta-feira de manhã, a celebração da sua primeira missa na Turquia, na igreja da Virgem Maria, perto das ruínas da mítica cidade de Efeso. Cerca de 500 fiéis, turcos e estrangeiros, foram convidados a assistir à celebração.
Corpo do artigo
O Papa Bento XVI iniciou, esta manhã, a celebração da sua primeira missa na Turquia, na igreja da Virgem Maria, perto das ruínas da mítica cidade de Efeso (oeste).
Cerca de 500 fiéis, turcos e estrangeiros, foram convidados a assistir à celebração, realizada ao ar livre.
Bento XVI, que iniciou terça-feira uma visita de quatro dias à Turquia, viajou hoje de Ancara para Ermirna.
No aeroporto de Esenboga, o Papa agradeceu ao ministro de Estado turco, Besir Atalay, pela visita «muito positiva» que efectuou a Ancara, primeira etapa da viagem que está a fazer ao país de maioria muçulmana.
«As reuniões que tive com o primeiro-ministro [turco, Recep Tayyp Erdogan] e com o presidente [Ahmat Necdet Sezer] foram muito importantes e positivas», afirmou o Papa, segundo a agência de notícias oficial turca Anatólia.
Atalay acompanhou Bento XVI durante a estada na capital turca até o Sumo Pontífice ter deixado Ancara às 07:00 TMG (mesma hora em Lisboa) em direcção a Esmirna.
Depois da missa na igreja da Virgem Maria, na localidade de Salcuk, Bento XVI viaja para Istambul, onde tem encontro marcado com o Patriarca Bartolomeu I, chefe da Igreja Ortodoxa.
Fortes medidas de segurança foram adoptadas em Selcuk em torno da igreja da Virgem Maria e na estrada de 50 quilómetros entre o aeródromo de Esmirna e Efeso.
A igreja da Virgem Maria, também denominada por «Casa de Maria», é um dos principais locais de peregrinação católica da Turquia.