O paraguaio José Cardozo foi eleito o melhor jogador da América Latina, uma distinção do jornal uruguaio «El Pais». Luíz Felipe Scolari foi o melhor treinador desta região do mundo.
O avançado paraguaio José Cardozo (na foto), que marcou meia centena de golos nesta temporada pelos mexicanos do Toluca, foi eleito o melhor jogador de futebol da América Latina, numa sondagem feita pelo jornal uruguaio «El Pais».
O jogador, que apontou 36 tentos, em 25 jogos do Torneio de Abertura, mais 14 no campeonato de Inverno, acabou por não ser feliz na sua participação no Mundial pelo Paraguai, país que se quedou pelos oitavos-de-finais, depois de ser derrotado pela Alemanha.
Foi a primeira vez que esta distinção, a mais conceituada na América Latina, foi atribuída a um jogador a actuar no México e a terceira vez que premiou a actuação de futebolistas paraguaios depois de Amarilla, em 1990 e do guarda-redes Chilavert, em 1996.
Os uruguaios Sérgio Orteman e Alejandro Lembo foram respectivamente segundo e terceiros nesta classificação, que já premiou jogadores como Juan Roman Riquelme (2001), Romário (2000), Cafú (1994)e o colombiano Valderrama, o único a vencer por duas vezes nesta votação (1987 e 1993).
A nível de treinadores, Luiz Felipe Scolari foi votado como o melhor, adiante do argentino Nery Pumpido, que venceu a Taça dos Libertadores pelos paraguaios do Olímpia, depois de apenas seis meses no cargo de técnico da equipa.
As distinções foram atribuídas com base na votação feita por jornais de 53 países.