O Parlamento Europeu vai enviar uma missão a Portugal para tentar obter informações sobre os voos secretos da CIA que passaram por aeroportos nacionais. A comissão que investiga os alegados voos ilegais afirma que o Governo português tem sido dos menos cooperantes.
Corpo do artigo
A decisão é da comissão temporária do Parlamento Europeu sobre a CIA. O presidente desta comissão, o eurodeputado Carlos Coelho, explica à TSF os objectivos da visita.
O objectivo da missão «é tentar obter as respostas que são necessárias para o inquérito e poder falar com o ministro dos Negócios Estrangeiros, uma vez que o senhor ministro não respondeu se estaria disposto ou não a vir falar à comissão» sobre a alegada utilização pelos serviços secretos norte-americanos de países europeus para o transporte ilegal de passageiros.
«Como me chegou a informação que poderia haver algum problema de relutância face à deslocação, não há aqui nenhum prurido - embora todos os ministros dos Negócios Estrangeiros tenham aceite vir -, e a comissão vai até Lisboa para falar com o governo português», afirmou.
Vem portanto a montanha ao encontro de Maomé. Carlos Coelho afirma que pretende apenas apurar a verdade e que, neste caso, o Governo português tem sido dos menos cooperantes.
A missão a Portugal está decidida. A visita está programada para o final de Novembro, princípio de Dezembro.