A Deco apreciou que as perto de 60 pessoas que na segunda-feira se recusaram a embarcar num avião da companhia Yes devem ser totalmente reembolsadas do preço da viagem.
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Na segunda-feira, cerca de 60 dos 296 passageiros de um voo Lisboa-Cancun (México) recusaram-se a embarcar no avião da Yes, depois do aparelho ter abortado um primeiro voo devido a um problema num dos motores.
Durante a semana anterior, outros dois voos da mesma companhia haviam registado problemas de origem mecânica.
A responsável da associação de defesa do consumidor, Deco, Ana Cristina Tapadinhas, analisou que «tratando-se de um pacote turístico, de uma viagem organizada, parece-nos que têm direito à devolução total do preço que pagaram, visto não se tratar de uma rescisão normal pelo cliente».
Por conseguinte, a Deco considera que os passageiros que desistiram da viagem devem ser «totalmente reembolsados», já que «desistiram por um facto imputável à transportadora aérea».
Para receberem o reembolso, os consumidores devem requerer o desencadeamento da caução junto da comissão arbitral da Direcção-geral de Turismo, que é um mecanismo alternativo à resolução de conflitos.
Reacção da Yes e das agências de viagens
João caldas, comandante e administrador da Yes, revelou não ter conhecimento de qualquer desistência de voos por parte de agências de viagens.
Responsáveis das agências Abreu e Mundo Vip disseram não ter até ao momento qualquer reclamação ou cancelamento em relação a voos da Yes.