Pelo menos 20 pessoas morreram e 40 ficaram feridas em três atentados suicidas registados esta segunda-feira no centro de Bagdad, um deles junto ao Hotel Palestina, onde costumam ficar alojados jornalistas árabes e estrangeiros.
Corpo do artigo
Fonte do Ministério do Interior iraquiano precisou que as explosões foram provocadas por três viaturas armadilhadas, as duas primeiras na Praça Ferdusi, perto dos hotéis Palestina e Sheraton, e a terceira, alguns minutos depois, junto à sede do Ministério da Agricultura, numa rua adjacente onde se situam uma mesquita e o Sadir Novotel.
Foi na Praça Ferdusi que, a 09 de Abril de 2003, foi derrubada uma enorme estátua do Presidente iraquiano deposto Saddam Hussein, imagens então transmitidas pelas televisões internacionais.
«Três viaturas armadilhadas, vindo de direcções diferentes, tentaram criar margem de manobra para os terroristas, que estavam armados com granadas de foguete e armas ligeiras», explicou Muwafak al-Rubaei, conselheiro para a Segurança Nacional.
Segundo a polícia, um camião de cimento carregado de explosivos rebentou próximo de uma esquadra de polícia junto ao Hotel Palestina, fazendo no solo uma cratera com 3,5 metros de diâmetro.
Esta explosão visava abrir passagem a outra viatura, que acabou por ir pelos ares fora da entrada principal do hotel.
A segurança local abriu imediatamente fogo contra os bombistas e a área dos atentados foi cercada pelas forças multinacionais, que não sofreram baixas.