A União dos Resistentes Antifascistas Portugueses vai entregar, no Parlamento, uma petição com 16 mil assinaturas contra a construção de um museu sobre o Estado Novo. António Villarigues, um dos promotores desta petição, diz que a construção deste museu viola a Constituição.
Corpo do artigo
A União de Resistentes Antifascistas Portugueses vai entregar, esta segunda-feira, na Assembleia da República, uma petição assinada 16 mil pessoas contra a construção de Museu Salazar, em Santa Comba Dão, terra natal de António de Oliveira Salazar.
Para António Vilarigues, um dos promotores desta acção, a construção deste museu viola não só a Constituição, mas também a Lei das Organizações Fascistas.
«Esperemos que o Parlamento faça cumprir a lei ou, caso entenda que isso é necessário e, na nossa opinião não é, que aprove legislação no sentido de explicar melhor o que são organizações fascistas e o que não são», acrescentou.
Contra este museu, que entretanto foi rebaptizado de Centro de Documental Museu e Parque Temático do Estado Novo, estão personalidades como Jerónimo de Sousa, Maria Barroso e Carvalho da Silva.