Há uma petição na Internet que pretende pressionar a FIFA a abrir uma página em português sobre o Mundial 2006. A ideia foi de um empresário de Gaia que acha que os falantes do português têm de ter o mesmo tratamento do que os que falam inglês ou francês.
Corpo do artigo
Um empresário português pretende pressionar a FIFA a colocar na Internet uma página sobre o Mundial 2006 em português através de uma petição na Internet, que de resto está a ter grande sucesso.
Em declarações à TSF, Altino Torres disse que não esperava uma tão grande adesão à sua petição que está na Internet há apenas quatro dias, mas lembra que é preciso ter em conta que há cerca de 200 milhões de falantes de português no mundo.
«Era já altura destas grandes instituições olharem para a língua portuguesa como olham para outras línguas ditas mais importantes, mas necessariamente mais faladas», explicou este empresário de Vila Nova de Gaia, de 39 anos.
O empresário, cuja petição está no site Petition Online, já deu conta aos responsáveis do site da FIFA do que se está a passar.
«Compete naturalmente à FIFA e aos seus responsáveis nesta área do multimedia pronunciarem-se. Os falantes da língua portuguesa devem sentir que têm o direito a entrar numa página e a não terem que saber inglês e francês e terem o mesmo tratamento que os anglo-saxónicos», concluiu.
Nesta competição vão participar três equipas de língua portuguesa, Brasil, Portugal e Angola, sendo que esta selecção africana conseguiu pela primeira vez o acesso à fase final de um Mundial.