A economia alemã deverá registar uma contracção de 0,1 por cento em 2003, segundo as novas previsões do instituto alemão IfW. Em 2004, o PIB deverá crescer 1,8 por cento.
Corpo do artigo
O Produto Interno Bruto (PIB) alemão deverá recuar 0,1 por cento no conjunto deste ano, de acordo com as previsões do instituto de análise económica germânico IfW.
Este valor representa uma revisão em baixa face às estimativas avançadas em Junho, no qual o instituto apontava para a estagnação da maior economia da Zona Euro.
Para 2004, o IfW prevê um crescimento da actividade económica de 1,8 por cento, mantendo, deste modo, as estimativas anteriores.
Em relação ao défice público, o IfW alterou igualmente as suas previsões, que se situam agora nos 3,9 por cento do PIB em 2004, contra os 2,8 por cento previstos inicialmente.
Bundesbank prevê crescimento «significativo» no 4º trimestre
As estimativas do IfW surgem no mesmo dia em que o presidente do banco central alemão (Bundesbank) indicou que a Alemanha deverá registar um crescimento «significativo» no quarto trimestre deste ano.
Numa conferência de imprensa, em Frankfurt, Ernst Welteke disse ainda esperar para 2004 um crescimento da actividade económica «claramente superior» ao de 2003.