Pinto da Costa foi constituído como arguido no processo «Apito Dourado», regressando na terça-feira ao Tribunal de Gondomar. Jacinto Paixão e os dois assistentes de Évora saíram do Tribunal sob termo de identidade e residência.
Corpo do artigo
O presidente do FC Porto foi constituído como arguido no processo «Apito Dourado», saindo do Tribunal de Gondomar onde foi ouvido com termo de identidade e residência, ficando ainda notificado para regressar ao tribunal na terça-feira, às 9:00.
Pinto da Costa, que estará indiciado por três crimes de tráfico de influências, saiu do Tribunal ainda a tempo de assistir a toda a segunda parte do FC Porto-Beira-Mar, onde foi alvo de uma enorme ovação por parte dos adeptos portistas no Estádio do Dragão.
O árbitro de Évora Jacinto Paixão, bem como os auxiliares José Chilrito e Manuel Quadrado, também saíram em liberdade, sob termo de identidade e residência.
Os três árbitros ficaram ainda suspensos de toda a actividade desportiva, tendo sido indiciados por um crime de corrupção desportiva passiva.
O tribunal de Gondomar determinou ainda que Jacinto Paixão esteja impedido de contar qualquer outro árbitro, bem como observadores de árbitros e titulares de órgãos desportivos.
No que toca aos dois auxiliares, estes estão impedidos de contactar todos os arguidos do processo, nos quais se incluem os 16 arguidos da primeira fase da operação.
O empresário António Araújo, que está impedido de contactar Pinto da Costa, bem como o árbitro Augusto Duarte, o outro dos detidos na segunda fase da operação «Apito Dourado», está a ainda ser ouvido pela juíza Ana Cláudia Nogueira.
Por seu lado, o árbitro Augusto Duarte, libertado às primeiras horas de sexta-feira, é suspeito de três crimes de corrupção desportiva passiva, bem como um crime de posse ilegal de arma.
Para além de não poder contactar António Araújo e Pinto da Costa, o árbitro de Braga está também impedido de falar com Pinto de Sousa, presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, que tinha sido suspenso das suas funções em Abril pelo Tribunal, na fase inicial da opoeração «Apito Dourado».