A Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje um profissional da restauração que através da utilização abusiva de dados relativos a cartões de crédito a que tinha acesso, efectuava compras via Internet, anunciou fonte policial.
Corpo do artigo
O detido, com cerca de 20 anos de idade, aproveitava-se do facto de trabalhar num estabelecimento onde a maioria dos pagamentos era feita através de cartões de crédito, procedendo abusivamente à recolha dos elementos identificativos daqueles meios de pagamento e utilizando-os posteriormente em compras efectuadas via Internet.
Segundo fonte policial, o indivíduo comprava os mais diversificados produtos, nomeadamente aparelhos audiovisuais e material informático, no valor de vários milhares de contos.
O detido era frequentador assíduo de ciber-cafés e de lojas de informática da cidade do Porto, onde desenvolvia a sua actividade delituosa sem levantar qualquer suspeita.
Aquando da sua detenção, o suspeito preparava-se para colocar à venda grande parte do material adquirido através deste método fraudulento, material que foi apreendido.
Na posse do detido foi encontrada uma listagem contendo elementos identificativos de diversos cartões de crédito, destinadas a posterior utilização.
O jovem foi presente ao Tribunal de Instrução Criminal para efeitos de primeiro interrogatório judicial.