A Câmara de Lisboa anunciou que está tem preparado um plano de contingência para os sem-abrigo caso venha a verificar-se uma «onda de frio» na capital. Ana Sara Brito explicou que neste plano estão incluídos centros de apoio para estes sem-abrigo.
Corpo do artigo
A Câmara Municipal de Lisboa anunciou que tem um plano de contingência para acolher os sem-abrigo e que será accionado caso as temperaturas continuem a descer.
Ouvida pela TSF, a vereadora da Habitação e Acção Social da autarquia explicou que a Protecção Civil, o Departamento de Acção Social e a Cruz Vermelha serão chamadas a agir se se vier a verificar uma «onda de frio» na capital.
«O ponto de concentração de coordenação é na Direcção do Departamento de Acção Social e estaremos em coordenação intensa com a Protecção Civil», acrescentou Ana Sara Brito.
Esta vereadora adiantou ainda que estarão disponíveis centros de apoio para os sem-abrigo e que o Metropolitano de Lisboa também já foi contactado para se juntar este plano.
Ana Sara Brito sublinhou ainda que na sexta-feira alguns sem-abrigo já foram encaminhados para estes centros de abrigos numa iniciativa para a qual, assegurou a vereadora, todos os serviços da autarquia e a Santa Casa da Misericórdia estão preparados.
Lisboa é um dos 12 distritos portugueses sob alerto amarelo por parte do Instituto de Meteorologia, que adianta que as temperaturas baixas se deverão manter até segunda-feira.