Seis portugueses estão entre a tripulação de uma plataforma petrolífera que se desprendeu de um rebocador devido ao mau tempo. As autoridades norueguesas dizem que a situação está sob controlo, que não há feridos e que o tempo está a melhorar.
Corpo do artigo
Há seis portugueses entre as 75 pessoas a bordo de uma plataforma petrolífera que está à deriva no Mar do Norte, devido ao mau tempo, revelou esta quarta-feira o centro norueguês de coordenação de socorro.
Tudo terá ocorrido quando o navio rebocador que rebocava a plataforma avariou, estando agora a plataforma Bredford Dolphine a caminho da Polónia, uma situação que não preocupa as autoridades norueguesas.
«Está tudo bem a bordo. Os passageiros e a tribulação estão a salvo e estabelecemos com eles a todas as horas. Está tudo sob controlo», afirmou Eric Wallé, responsável deste centro, à TSF.
A plataforma, que está a cem milhas náuticas da costa sul da Noruega, tem a bordo uma tripulação essencialmente constituída por britânicos e noruegueses e desprendeu-se do rebocador quando se verificavam ondas de 10 a 20 metros de altura e ventos de 180 km/h.
As autoridades norueguesas esclareceram ainda que não há qualquer ferido a bordo e que o tempo está a melhorar.
A caminho do local onde se encontra a plataforma vai um segundo rebocador, ao mesmo tempo que o primeiro continua a tentar ligar as suas amarras à plataforma onde se encontram os portugueses.