O vulcão Popocatépetl deu uma trégua de Natal aos mexicanos, mas ainda se mantém activo e os especialistas prevêem uma forte explosão nas próximas horas. Milhares de pessoas já foram retiradas das proximidades do vulcão.
Corpo do artigo
O vulcão Popocatépetl deu uma trégua de Natal aos mexicanos, mas ainda se mantém activo e os especialistas prevêem uma forte explosão nas próximas horas.
As dezenas de milhares de pessoas que foram retiradas das proximidades do vulcão tiveram de passar o Natal nos centros de acolhimento cedidos pelo Governo.
Na segunda-feira o Popocatépetl mostrou maior actividade que nos dias anteriores, expelindo cinzas, gás e vapor de água, explicou uma fonte do Centro Nacional de Prevenção de Desastres, encarregado da vigilância do vulcão.
Os especialistas dizem que nas próximas horas ou dias o vulcão poderá registar alguns tremores.
As autoridades mexicanas e várias empresas privadas juntaram-se aos desalojados e tentaram possibilitar-lhes o melhor Natal possível, distribuindo comida e presentes.
O Popocatépetl, situado a 64 quilómetros a sudeste da Cidade do México, entrou em erupção em 1994 e começou a emitir explosões na semana passada, o que obrigou a retirar as comunidades situadas num raio de 13 quilómetros do vulcão.