A China atingiu os 1.280 milhões de habitantes no ano 2000. Este é o resultado de um censo realizado nas últimas semanas e que se destinou a actualizar as estatísticas com vista à entrada no século XXI.
Corpo do artigo
A China atingiu os 1.280 milhões de habitantes no ano 2000, segundo o censo da população realizado nas últimas semanas, que se destinou a actualizar as estatísticas com vista à entrada no século XXI, informaram hoje fontes oficiais.
«Cumprimos os objectivos do nono plano quinquenal (1996/2000) e o crescimento da população foi menor que o esperado», informou o ministro encarregado da Comissão governamental para a Planificação Familiar, Zhang Weiqinig.
O ministro referiu que desde 1998 na China se registou um crescimento de menos de 10 pessoas por cada mil e que será mantida a mesma política familiar nos próximos cinco anos para controlar o índice de nascimentos.
Segundo as previsões do novo plano quinquenal, no ano 2005 a população da China atingirá os 1.330 milhões de habitantes.
Na China, a etnia Han, que representa 90 por cento do país, só está autorizada a ter um filho por casal e no caso de terem mais descendentes são obrigados a pagar altos impostos ao Estado.
O censo da população realizado este ano na China poderá ter omitido até 30 milhões de habitantes já que, segundo os peritos, nas zonas rurais, onde vivem 800 milhões de camponeses, muitos «fugiram» para não pagar impostos ou multas durante os registos.