A Inglaterra está em estado de choque pelo facto dos atentados em Londres terem sido levados a cabo por quatro homens, todos eles nascidos no Reino Unido. A polícia chegou aos quatro bombistas através da denúncia da mãe de um deles que alertou a polícia para o desaparecimento do filho desde quarta-feira.
Corpo do artigo
Todos de origem árabe, todos muçulmanos mas todos nascidos e criados em Inglaterra. É esta a surpresa maior associada à identidade dos suspeitos dos ataques terroristas de 7 de Julho, em Londres.
Tal como a polícia britânica avançou terça-feira, os quatro homens que alegadamente se suicidaram com as bombas nasceram no Reino Unido e viviam perto de Leeds, no norte do país.
Os seus nomes não foram divulgados mas a imprensa britânica achou-os facilmente, ao entrar em contacto com os vizinhos das casas que ontem foram registadas.
Segundo o jornal «Daily Mail», os alegados bombistas eram Hasib Hussain, de 19 anos, Shehzad Tanweer, de 22 anos, e Mohammed Khan, de 30 anos, pai de um filho e perfeitamente integrado na sociedade.
Já esta quarta-feira, a polícia identificou o quarto suspeito dos ataques terroristas, mas não avançou qualquer nome nem confirmou os nomes avançados pela imprensa britânica. Sabe-se apenas que residia na zona de Leeds e tinha nacionalidade britânica.
Ainda assim, é quase certo que os quatro suspeitos estavam bem enquadrados na vida social do país, não tinham cadastro criminal e levaram a cabo um ataque suicida.
As investigações prosseguem agora no sentido de encontrar os responsáveis pelo planeamento dos ataques. Até que tal aconteça, as autoridades não descartam a possibilidade de ocorrência de outros ataques.