A população de Vila Pouca de Aguiar, Vila Real, vai concentrar-se ao final da tarde de hoje, junto ao centro de saúde local, em protesto contra o encerramento nocturno do Serviço de Atendimento Permanente, anunciado para a meia-noite.
Corpo do artigo
O apelo para esta acção de «repúdio e de indignação» contra o encerramento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) - entre as 00:00 e as 08:00 - partiu da comissão de acompanhamento criada em Janeiro para lutar contra o fecho deste serviço.
A concentração está marcada para as 19:00.
Também hoje encerram o serviço nocturno dos SAP de Murça e Alijó, o serviço de urgência do Hospital do Peso da Régua e o bloco de partos do Hospital de Chaves.
Os SAP que vão encerrar são os únicos do distrito de Vila Real que até agora ainda funcionavam 24 horas por dia.
O presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar (PSD), Domingos Dias, lamentou quarta-feira que «por razões economicistas não se ouça a população» daquela região transmontana.
O autarca mostrou-se ainda desagradado com aquela decisão «unilateral» do Ministério da Saúde, «sem ter acordado qualquer tipo de protocolo» com o município de Vila Pouca de Aguiar.
O autarca considera que o Ministério da Saúde numa atitude de «prepotência não apresentou qualquer medida compensatória dos serviços que agora esvazia», adiantando ainda que, a médio prazo, o SAP poderá encerrar mais cedo, nomeadamente às 22:00.
A comissão defendia que, qualquer solução que altere o regime de funcionamento do SAP de Vila Pouca de Aguiar teria de passar «necessariamente» pelo reforço de meios locais, nomeadamente a colocação de uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) e o funcionamento, durante o dia, do SAP ou outro sistema equivalente.
Segundo Domingos Dias, diversas aldeias do concelho ficarão a mais de 60 minutos do serviço de urgência, tanto mais que a rede viária não permite a circulação de ambulâncias à média de 60 quilómetros por hora, como é mencionado no relatório.