O centro do país foi a região mais afectada pelas fortes chuvas que caíram durante a madrugada desta quarta-feira. Porto de Mós e Souselas foram particularmente afectadas, tendo também a região da Grande Lisboa sentido alguns problemas com a chuva que caiu.
Corpo do artigo
As fortes chuvas que caíram durante a madrugada desta quarta-feira afectaram em particular o centro do país, tendo provocado inundações em diversos concelhos dos distritos de Leiria, Santarém, Coimbra e Lisboa.
No distrito de Leiria, para além de Pombal, há registo de problemas em Porto de Mós, cidade que ficou totalmente inundada, o que levou à evacuação de algumas pessoas.
«Tivemos que interromper algumas estradas e tivemos uma situação extremamente complicada devido ao mau tempo que se fez sentir», acrescentou o presidente da autarquia local.
João Salgueiro explicou que se verificaram inundações em várias casas, tendo também algumas viaturas sido arrastadas pela água e havido prejuízos em particular na rede viária.
Os bombeiros registaram ainda diversas inundações um pouco por todo o distrito de Leiria, especialmente nos concelhos de Leiria e Ourém.
No distrito de Coimbra, em particular em Souselas, também se verificaram diversas inundações, devido à subida do ribeiro Resmungão, que atravessa a localidade, tendo a circulação ferroviária entre esta localidade e Coimbra B ficado suspensa.
«Há prejuízos elevados em algumas habitações. Infelizmente, não é primeira situação que temos aqui, nomeadamente em Souselas e que resulta de intervenções mal feitas no Resmungão», adiantou o presidente da Junta local, João Pardal.
Por todo o distrito, verificaram-se diversas inundações, que levaram a muitas intervenções por parte dos bombeiros, sem que, no entanto, se tivessem verificado vítimas.
«É uma loucura os pedidos de ajuda que temos recebido, uma vez que o 112 e o 117 não conseguem dar resposta», disse fonte da Brigada de Trânsito da GNR, citada pela agência Lusa.
Outra fonte do piquete dos Sapadores Bombeiros de Coimbra, também citada pela agência Lusa, considerou mesmo que as centenas de pedidos de auxílio provocaram mesmo o «caos».
Na zona da Grande Lisboa, também se verificaram diversas inundações, em especial em vários pontos do concelho de Odivelas, nomeadamente em Olival Basto. O trânsito da Calçada de Carriche que liga este concelho a Lisboa chegou mesmo a ser interrompido parcialmente ao início da madrugada.
Na capital, há notícia da queda de uma árvore de grande porte na rua das Escolas Gerais, tendo as diversas inundações verificadas em Lisboa levaram a mais de centena e meia de intervenções por parte dos Sapadores Bombeiros.
No Algarve, o vento forte que se verificou levou à queda de uma catenária (mecanismo que fornece energia aos comboios) entre Tunes e Faro, o que levou à suspensão da linha ferroviária.