O FC Porto venceu, este sábado o Penafiel por 3-1, em jogo da 15ª jornada da Liga portuguesa de futebol, com dois golos de Lucho González e um de Lisandro. Um golo de Bruno Amaro logo nos segundos iniciais ainda assustou a equipa dos «dragões», que, apesar de não efectuarem uma grande exibição, deram a volta ao resultado sem dificuldade.
Corpo do artigo
O FC Porto consolidou hoje a liderança da Liga de futebol, ao vencer o Penafiel, por 3-1, e beneficiar da derrota do Nacional, incapaz de negar, na Luz, a terceira vitória consecutiva ao Benfica (1-0), quinto, à passagem da 15ª jornada.
Por outro lado, o Vitória de Setúbal (3º) viu quebrada uma série de cinco triunfos seguidos, ao ser derrotado no Funchal, pelo Marítimo (1-0), e foi alcançado pelo Sporting de Braga (4º), que regressou às vitórias, vencendo em casa a Académica (2-0).
Aos 23 segundos, o Penafiel já vencia com um golo de Bruno Amaro, mas a "ousadia" custou caro ao "lanterna vermelha", que já está a nove pontos da "salvação" e chegou ao intervalo a perder, após o "bis" do argentino Lucho Gonzalez (39 e 45 minutos), que marcou o segundo de grande penalidade, a castigar falta sobre Quaresma.
O extremo portista ofereceu aos 55 minutos o terceiro golo ao outro argentino da equipa, Lisandro Lopez, que divide com o compatriota o estatuto de melhor marcador dos "dragões", ambos com cinco tentos.
O FC Porto, embora não tenha feito uma grande exibição, passou assim a contabilizar 34 pontos, mais quatro do que Nacional, enquanto o Vitória de Setúbal e o Sporting Braga seguem com 29, à frente do Benfica (28) e do Sporting (27), que na sexta-feira bateu a Naval por 2-0.
No final do jogo, o treinador do Porto, Co Adriaanse, mostrou-se satisfeito com a exibição da sua equipa, apesar do golo sofrido logo nos segundos iniciais.
Num encontro realizado no Estádio do Dragão, e sob a arbitragem de Artur Soares Dias, do Porto, as equipas alinharam do seguinte modo:
FC Porto
FC Porto: Vítor Baía, Ricardo Costa, Pepe, Pedro Emanuel, César Peixoto, Paulo Assunção, Lucho, Diego, Quaresma (Jorginho, 69), Lisandro e McCarthy (Hugo Almeida, 76).
Suplentes: Helton, Sonkaya, Cech, Ibson, Alan, Jorginho e Hugo Almeida.
Penafiel
Penafiel: Nuno Santos, Pedro Moreira, Odair, Weligton, Kelly (Orahovac, 51), Nilton, Sérgio Lomba, Bruno Amaro (Guedes, 71), Zé Rui, Bibishkov (Roberto, 58) e Pedro Araújo.
Ssuplentes: Avelino, Celso, Roberto, Guedes, Orahovac, Dias e Jorginho.
Acção disciplinar
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Bruno Amaro (24), Weligton (44), Nilton (75) e Odair (85).