A selecção portuguesa de futebol venceu, esta quarta-feira, a Letónia por 3-0, em encontro da jornada de encerramento do grupo 3 europeu de apuramento para o Mundial2006. A noite foi de Pauleta, que, ao apontar o 42º golo, tornou-se o melhor goleador de sempre ao serviço de Portugal.
Corpo do artigo
A selecção portuguesa venceu hoje a sua congénere da Letónia por 3-0, em encontro da última jornada do grupo 3 europeu de apuramento para o Mundial da Alemanha de 2006, disputado no Estádio do Dragão, no Porto.
A formação lusa, que sábado assegurou a presença no torneio alemão, ao derrotar o Liechtenstein por 2-1, redimiu-se hoje da fraca exibição realizada nesse encontro.
Os pupilos do brasileiro Felipe Scolari deram prova de qualidade e, como tinha sublinhado o seleccionador, homenagearam com gratidão o público nortenho que compareceu em grande número.
Pauleta, aos 19 e 21 minutos, anotou os dois primeiros golos e passou a ser, assim, o melhor marcador de sempre da selecção portuguesa, com 42 golos, mais um que o antigo recordista, Eusébio.
Já perto do fim do jogo, aos 85 minutos, o recém-entrado Hugo Viana estabeleceu o resultado final com um golo fabuloso.
No final da partida, Felipe Scolari mostrou-se satisfeito com a exibição da equipa portuguesa, sublinhando que «cumpriu o seu dever».
Também Pauleta, o goleador da noite, aproveitou para dedicar os golos à família e a todos os que o apoiam.
Sob a arbitragem de Peter Frojdfeldt (Suécia), perante uma assistência de 35 mil espectadores, as equipas alinharam do seguinte modo:
Portugal
Portugal: Quim, Miguel, Fernando Meira, Jorge Andrade, Caneira, Tiago, Maniche, Deco, Figo (Hugo Viana, 80), Cristiano Ronaldo (Nuno Gomes, 46) e Pauleta (Hélder Postiga, 57).
Suplentes: Ricardo, Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Hugo Viana, Simão, Nuno Gomes e Hélder Postiga.
Letónia
Letónia: Aleksandrs Kolinko, Aleksandrs Isakovs, Arturs Zakresevskis, Igors Stepanovs, Dzintars Zirnis, Viktors Morozs, Vitalis Astafjevs, Genadijs Solonicins (Aleksejs Visnakovs, 52), Andrejs Rubins, Vits Rimkus (Gatis Kalnins, 57) e Maris Verpakovskis.
Suplentes: Andrejs Piedels, Maris Smirnovs, Aleksejs Visnakovs, Gatis Kalnins, Igors Korablovs, Kristaps Blanks e Vladimirs Kolesnicenko.
Acção disciplinar: cartão amarelo
Acção disciplinar: cartão amarelo para Tiago (27) e Arturs Zakresevskis (60).