Portugal foi afastado da final do Europeu de Hóquei em patins, após derrota frente à Espanha, por 2-1. A selecção nacional chegou à liderar o marcador, mas permitiu que os seus adversários marcassem por duas ocasiões e vencessem a partida..
Corpo do artigo
A bi-campeã europeia Espanha voltou a impedir Portugal de chegar ao título europeu de Hóquei em Patins, desta vez ao derrotar a selecção nacional, por 2-1, no campeonato da Europa que se está a realizar em La-Roche-sur-Yon, em França.
Portugal até começou bem na tentativa de evitar pela terceira vez consecutiva que a Espanha lhe roubasse a um lugar na final, com um tento de Reinaldo Ventura logo aos 18 segundos de jogo.
A partir daqui, a selecção orientada por José Querido preferiu circular a bola, não tendo grande iniciativa e desaproveitando alguma desorganização defensiva demonstrada pelos espanhóis.
Aos cinco minutos do segundo tempo, a equipa espanhola chegou ao empate com Josep Ordeig, filho do seleccionador com o mesmo nome, atirou para defesa de Guilherme Silva, mas na recarga, Edu Fernandez não falhou.
Quando faltavam pouco mais de cinco minutos para o apito final, Alberto Borregan escapou bem à cobertura de Ricardo Barreiro e rematou com sucesso para a baliza portuguesa, garantindo assim o acesso à final dos espanhóis, que terão agora pela frente a Itália..
A equipa nacional, a quem resta a disputa do terceiro lugar na competição com a Suíça, no sábado, voltou assim a ser derrotado pela Espanha, tal como tinha sucedido nas finais dos Europeus de 2000 e 2002.
Portugal, actual campeã mundial, não vence o Europeu desde 1998, quando a competição foi realizada em Paços de Ferreira.