Portugal goleou Cuba por 5-0 e qualificou-se para a segunda fase do Mundial de Futsal, que está a decorrer em Taiwan. A selecção nacional, segunda do Grupo D, vai agora defrontar a Espanha, a Itália e o Brasil ou República Checa, no Grupo E.
Corpo do artigo
Portugal apurou-se para a segunda fase do Mundial de Futsal com uma goleada sobre Cuba por 5-0, o que lhe permitiu ser segunda do Grupo D, atrás da Argentina.
Após uma derrota frente à «equipa das Pampas», por 1-0, na quarta-feira, a selecção nacional não podia perder se se quisesse qualificar para a próxima fase.
A resistência dos cubanos durou até aos sete minutos, quando Joel Queirós marcou após uma reposição rápida de bola, batendo Wilfredo Carbo, conhecido como «Rocha Negra».
Aos 13, Portugal voltou a marcar, agora através de Ivan, que se estreou a marcar na competição, na sequência de um centro-remate de Gonçalo.
Já com André Lima em campo, a equipa nacional voltou a marcar já no segundo tempo, com um tento de Majó, aos 26 minutos, na recarga a um remate de Gonçalo.
Os cubanos responderam dois minutos volvidos, com um excelente remate, ao qual João Benedito respondeu com uma defesa em voo.
Aos 31 minutos, Joel Queirós bisou, marcando 4-0 e, pouco depois de um remate ao poste de Israel, o «capitão» André Lima fechou a contagem, com uma grande penalidade, aos 39.
Mesmo em cima do apito final, André Lima voltou a dispôr de uma grande penalidade, mas desta feita não conseguiu concretizar.
Com este resultado, Portugal garantiu o acesso ao Grupo E da competição, onde terá pela frente a campeã mundial Espanha, a campeã europeia Itália e o segundo classificado do Grupo, Brasil ou a República Checa.