Portugal venceu a Estónia, por 4-0, em jogo de qualificação para o Mundial 2006. Cristiano Ronaldo foi a figura do jogo marcando o primeiro golo e «oferecendo» outros dois. Os quatro tentos foram apontados no último quarto de hora.
Corpo do artigo
A selecção portuguesa, vice-campeã da Europa, somou a segunda vitória rumo ao Mundial 2006, que se disputa na Alemanha.
A «turma» lusa bateu a Estónia, por 4-0, em jogo do Grupo 3 europeu disputado no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.
No entanto, o resultado é um pouco «enganador», pois os três pontos foram conquistados com alguma dificuldade, sendo o triunfo alcançado a «ferros».
Os primeiros 45 minutos da partida foram na sua maior parte mal disputados, daí o nulo registado. Mas na segunda metade a formação portuguesa entrou em campo com a vontade de garantir os três pontos, o que aconteceu nos últimos 15 minutos do encontro.
Cristiano Ronaldo acabou por ser a figura da partida, apontando o primeiro tento, aos 76 minutos, e «oferecendo» outros dois.
Hélder Postiga fez o dois zero para Portugal, aos 84 minutos, e Pauleta regressou aos golos, aos (87'). O avançado do FC Porto, Hélder Postiga, «bisou» na partida fechando o marcador, quando estavam decorridos 92 minutos.
Nos outros encontros do grupo de Portugal, a Eslováquia, depois de ter derrotado o Luxemburgo, por 3-1, e empatado na Rússia a um golo, «cilindrou» o Liechtenstein, a mais fraca formação do agrupamento, com sete golos sem resposta.
A Letónia, por seu turno, sofreu para levar de vencida a selecção do Luxemburgo, que nunca baixou os braços, mas no final os letões venceram por 4-3.
Portugal encontra-se, neste momento, no segundo lugar do grupo 3 com seis pontos, resultantes de duas vitórias em dois jogos, menos um ponto que a Eslováquia, que comanda com sete, mas tem três jogos disputados.
Sob a arbitragem de Büllent Demirlek, da Turquia, as equipas alinharam da seguinte forma:
Portugal:
Portugal: Ricardo, Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Jorge Andrade, Rui Jorge (Miguel, 57'), Costinha, Maniche (Hélder Postiga, 46'), Deco, Cristiano Ronaldo, Simão (Boa Morte, 71') e Pauleta.
Suplentes: Quim, Miguel, Caneira, Petit, Tiago, Boa Morte e Hélder Postiga.
Estónia:
Estónia: Mart Poom, Teet Allas, Enar Jaager, Raio Piiroja, Urmas Rooba (Ragnar Klavan, 46'), Ingemar Teever (Kristen Viikmae, 64'), Liivo Leetma, Martin Reim, Sergei Terehhov (Vjatsheslav Zahovaico, 72'), Joel Lindpere e Andres Oper.
Suplentes: Martin Kaalma, Marko Kristal, Vjatsheslav Zahovaiko, Ragnar Klavan, Kristen Viikmae, Marek Lemsalu e Indrek Zelinski.
Acção disciplinar: cartão amarelo
Acção disciplinar: cartão amarelo para Mart Poom (26'), Miguel (68') e Martin Reim (72').