Os Jogo Olímpicos de Atenas 2004, que se encontram a dois dias de encerrar, já são os melhores de sempre para Portugal, visto que a comitiva lusa já superou a anterior melhor prestação, que tinha sido obtida nos Jogos de Atlanta 1996.
Corpo do artigo
Apesar de não haver um termo comparativo em termos dos pontos definidores dos «rankings», pode-se concluir que em Atenas as actuações dos atletas portugueses superaram os resultados das edições anteriores, tendo já sido obtidas três medalhas, nove diplomas e 43 pontos.
Nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, Portugal também conquistou três medalhas, sendo que uma foi de ouro e duas de bronze. Mas em Atenas, Portugal já assegurou duas de prata e uma de bronze.
No entanto, as comparações são estabelecidas com os últimos três jogos.
Em Atlanta, Portugal alcançou duas medalhas (ouro e bronze), sete diplomas e 35 pontos, e em Sidnei os lusos conquistaram também duas medalhas, mas somente seis diplomas e 30 pontos.
O chefe da Missão portuguesa nos Jogos, Alpídio Oliveira, elogiou «o empenhamento e a seriedade» da participação portuguesa e só lamentou a fraca prestação de Portugal no futebol.