O presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB) defende que o Governo deve ser mais realista na análise que faz da crise internacional, afirmando que Portugal não vai sair ileso e prevendo dificuldades, sobretudo, ao nível das exportações.
Corpo do artigo
Esta sexta-feira de manhã, à margem de um debate, em Lisboa, sobre os produtos financeiros e a defesa do consumidor, João Salgueiro considerou que Portugal não vai escapar ileso e que a economia real vai ser a porta de entrada da crise em Portugal.
«Não temos nenhuma razão para pensar que vamos ter contágio na área financeira, mas sim na economia real, quando houver dificuldade das empresas em exportar e ter clientela», defende o presidente da associação.
Na resposta, o secretário de Estado das Finanças defendeu que apesar de todas as incertezas a situação não é assim tão grave.
No debate onde esteve também presente, esta manhã, a comissária europeia responsávelpela área do consumo.
Na intervenção que fez, a comissária Meglena Kuneva manifestou-se preocupada com a divergência das taxas de juro do crédito ao consumo ao afirmar que, no ano passado, a taxa aplicada em Portugal foi o dobro da mais baixa de todos os países da União Europeia.