Portugal apurou-se para o play-off da Taça do Mundo de râguebi, ao bater, no Estádio Universitário, a Rússia, por 26-23. O lance decisivo do encontro surgiu aos 71 minutos, quando Diogo Mateus, após excelente jogada de Marcelo D'Orey, fez o ensaio conduziu ao triunfo luso.
Corpo do artigo
Portugal qualificou-se este sábado para o play-off da Taça do Mundo de râguebi, após bater a Rússia por 26-23, numa vitória complicada obtida no Estádio Universitário no derradeiro encontro do Grupo de apuramento.
A equipa orientada por Tomaz Morais começou praticamente o encontro a perder quando uma perda de bola de Gonçalo Malheiro acabou por ser fundamental para a concretização de um ensaio por parte da equipa russa.
Apesar do mau início, a equipa nacional, apoiada por muito público, chegou ao intervalo já em vantagem por 10-8, muito por culpa de ensaio luso de António Aguilar transformado com sucesso por Gonçalo Malheiro.
Os segundos 40 minutos começaram como a primeira parte com mais um ensaio russo, desta feita concretizado por Grachev, vantagem anulado com dois pontapés de penalidade de Gonçalo Malheiro.
Com o resultado empatado, os russos voltaram a ganhar vantagem com uma penalidade de Motorin e um ensaio de Grachev, mas o último quarto-de-hora acabaria por ser fatal para a equipa de Leste.
A 13 minutos do final, Duarte Pinto, entrado pouco antes, converteu uma penalidade e aos 71 minutos surgiu o momento capital da partida, com um ensaio português que colocou Portugal na frente do marcador.
Marcelo D'Orey conseguiu romper a defesa russa, assistindo depois o ponta Diogo Mateus que concretizou o ensaio que se mostraria decisivo para as cores nacionais. Duarte Pinto fixaria o resultado final, ao transformar este ensaio.
Portugal vai defrontar neste play-off a formação da Geórgia, que bateu, este sábado, em Tbilissi, a sua congénere espanhola por 37-23.