Portugal ocupa o 29º lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), um resultado que coloca o país ao lado do Chipre, mas a treze lugares de Espanha e muito longe da Islândia e Noruega, países que ocupam as duas primeiras posições.
Corpo do artigo
O IDH conjuga, para além dos factores económicos, aspectos como a esperança média de vida e a taxa de literacia dos adultos.
Ouvida pela TSF, Isabel Pereira, especialista do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), explicou que estes aspectos conduziram a uma melhoria relativa da posição de Portugal.
«Os factores que estão por trás desta ligeira melhoria tem a ver com o aumento da esperança média de vida à nascença, um aumento da escolarização e uma descida do PIB per capita em termos de paridade do poder de compra», disse.
«Em termos relativos, Portugal está na média do nível alto dos países de desenvolvimento humano, com uma esperança média de vida ligeiramente superior a este grupo de países, uma taxa de escolarização superior e um nível de rendimento do PIB per capita inferior», acrescentou.
Neste índice, elaborado pelo PNUD anualmente, o país mais bem cotado da União europeia é a Irlanda, que ocupa a 5ª posição.
Na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), existem dois Estados nos últimos cinco lugares da lista. Moçambique é o quinto país mais pobre do mundo. A Guiné-Bissau ocupa o penúltimo lugar.