Portugal empatou a duas bolas no Liechtenstein. É um resultado escandaloso. A selecção nacional foi uma pálida imagem de si própria e como as camisolas não jogam acabou por deitar fora dois pontos nesta fase de qualificação para o campeonato do mundo. O Liechtenstein apenas obteve uma vitória e três empates no seu historial.
Corpo do artigo
Portugal esteve muito longe do seu real valor e quase nunca se preocupou com o modesto mas aguerrido Liechtenstein. Pauleta marcou aos 20 minutos o primeiro golo depois de um mau alívio da defesa adversária. Um auto-golo de Hasler, aos 39 minutos, alargou a vantagem para os portugueses.
A equipa do Principado praticamente ofereceu os dois golos aos portugueses que, também com generosidade, retribuíram. Primeiro com uma falha de Paulo Ferreira que isolou Burgmeier e depois, num livre, Ricardo, desconcentrado ficou a olhar para a bola chutada de muito longe e com pouca potência.
Faltavam 15 minutos para o fim e só aí Portugal correu. À procura do prejuízo e numa tentativa desinspirada de evitar um escândalo. Mas o resultado estava feito. A equipa portuguesa ainda não tinha sofrido golos nesta fase de qualificação e, da última vez, goleou por 8-0 o Liechtenstein.
Portugal mantém o segundo lugar do grupo com 7 pontos, menos 3 do que a Eslováquia. O Liechtenstein eufórico, comemorou o quarto empate da sua história futebolística (onde obteve uma única vitória em quase 50 jogos).
Pauleta marcou mais um golo e continua a perseguir o objectivo de superar o recorde de Eusébio na selecção nacional. Mas «pantera negra» há só um e o «ciclone açoreano» tem já mais internacionalizações do que o moçambicano. Pauleta tem 33 golos em 65 jogos e Eusébio marcou 41 em 64 jogos.
Sob a arbitragem de Panic Novo (juiz da Bósnia-Herzegovina), no estádio de Rheinpark, Vaduz, com público maioritariamente português (emigrantes), as duas equipas alinharam da seguinte forma:
Portugal:
Portugal: Ricardo, Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Jorge Andrade, Jorge Ribeiro, Costinha (Tiago, 46'), Maniche, Deco, Cristiano Ronaldo (Hélder Postiga, 60'), Simão (Petit, 56') e Pauleta.
Suplentes: Quim, Caneira, Petit, Tiago, Boa Morte, Hélder Postiga e Nuno Gomes.
Liechtenstein:
Liechtenstein: Peter Jehle, Michael Stocklasa, Daniel Steuble, Daniel Hasler, Christoph Ritter, Martin Stocklasa, Raphael Rohrer (Roger Beck, 46'), Andreas Gerster, Thomas Beck, (Rony Buchel, 88') Mario Frick (Daniel Frick, 90'), Franz Burgmeier.
Suplentes: Martin Heeb, Roger Beck, Franz-Josef Vogt, Daniel Frick, Ronny Buchel, Fabio D'Elia.
Acção disciplinar: cartão amarelo
Acção disciplinar: cartão amarelo para Raphael Rohrer (12'), Martin Telser (42'), Tiago (69'), Jorge Andrade (90').
Classificação do Grupo 3:
1. Eslováquia, 10 pontos/4 jogos
2. Portugal, 7/3
3. Estónia, 6/3
4. Rússia, 4/2
5. Letónia, 3/3
6. Liechtenstein, 1/3
7. Luxemburgo, 0/4