A selecção portuguesa de futebol sub-21 apurou-se, esta terça-feira, para a fase final do Europeu 2007, ao vencer a Rússia por 3-0, na segunda mão do «play-off», recuperando de uma desvantagem de 4-1 averbada em Moscovo.
Corpo do artigo
No Estádio Jorge Sampaio, em Vila Nova de Gaia, Portugal colocou-se em vantagem aos 32 minutos, depois de João Moutinho converter uma grande penalidade.
A Rússia, que partia para o encontro decisivo com uma confortável vantagem, ficou reduzida a 10 elementos aos 42 minutos, após a expulsão de Kolesnikov, que viu o cartão vermelho directo na sequência de falta sobre Djaló.
Portugal ampliou a vantagem, aos 65 minutos, com um tento de Djaló e, aos 73, um auto-golo de Ivan Taranov, «carimbou» o passaporte português para o Europeu, que se disputa de 10 a 23 de Junho do próximo ano, na Holanda.
A fase final da competição, que em 2006 decorreu em Portugal, servirá também para qualificar as equipas europeias para os Jogos Olímpicos Pequim2008.
Ao intervalo: 1-0
Marcadores:
1-0, João Moutinho, 32 minutos (grande penalidade).
2-0, Yannick Djaló, 65.
3-0, Taranov, 73 (própria baliza).
Equipas:
- Portugal: Paulo Ribeiro, Filipe Oliveira, Amoreirinha, Manuel da Costa (Hélder Barbosa, 46), Miguel Veloso, Organista, João Moutinho, Varela (João Moreira, 57), Diogo Valente (Ruben Amorim, 70), Yannick Djaló e Vaz Té.
(suplentes: Ricardo Batista, Julien, Antunes, Ruben Amorim, Hélder Barbosa, Ivanildo e João Moreira).
- Rússia: Khomic, Nababkin, Taranov, Cherenchikov, Shishkin, Rebko (Vorobyev, 76), Eschenko, Kolesnikov, Denisov, Pavlenko (Dantsev, 58) e Savin (Torbinskiy, 23).
(suplentes: Krivoruchko, Vorobyev, Grigoryev, Dantsev, Sabitov, Torbinskiy e Salugin).
Árbitro: Pieter Vink (Holanda).
Acção disciplinar: cartão amarelo a Manuel da Costa (12 m), Torbinskiy (25), Cherenchikov (28), Vaz Té (74) e Eschenko (90).
Cartão vermelho a Kolesnikov (42 m).
Assistência: cerca de 7.000 espectadores.