Portugal qualificou-se, esta quarta-feira, para a fase final do Campeonato Europeu de futebol de 2008, ao empatar 0-0 com a Finlândia, em jogo do Grupo A de apuramento, disputado no Estádio do Dragão, no Porto.
Corpo do artigo
Portugal, mesmo com uma exibição «discreta» ante a Finlândia, assegurou a passagem à fase final do Europeu2008 de futebol, na última jornada da fase de qualificação, num dia em que Turquia e Suécia também asseguraram a presença, mas a Inglaterra falhou clamorosamente.
Para garantir um lugar entre os 16 finalistas, a selecção portuguesa concluiu a sua campanha de qualificação no segundo lugar do grupo, com 27 pontos, menos um do que a Polónia, que hoje empatou 2-2 na Sérvia.
Esta será a quarta presença consecutiva da selecção portuguesa na fase final de um Europeu, depois de 1996 (Inglaterra), 2000 (Bélgica e Holanda) e 2004 (Portugal).
Além disso, é também a quarta participação seguida numa grande competição se forem contabilizados os Mundiais de 2002 (Coreia do Sul e Japão) e 2006 (Alemanha).
O Euro2008, que terá Áustria e Suíça como anfitriãs, realiza-se de 7 a 29 de Junho.
Num jogo disputado no Estádio do Dragão, no Porto, sob arbitragem de Lubos Michel, da Eslováquia, com cerca de 49 mil espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
Portugal
Portugal: Ricardo, Bosingwa, Pepe, Bruno Alves, Caneira, Fernando Meira, Maniche (Raul Meireles, 73), Miguel Veloso, Cristiano Ronaldo, Ricardo Quaresma (Nani, 85) e Nuno Gomes (Makukula, 77).
Suplentes: Quim, Jorge Ribeiro, Raul Meireles, Manuel Fernandes, Simão, Nani e Makukula).
Finlândia
Finlândia: Jussi Jaaskelainen, Petri Pasanen, Hannu Tihinen, Sami Hyypia, Toni Kallio, Markus Heikkinen, Teemu Tainio (Roman Yeremenko, 68), Joonas Kolkka (Jonatan Johansson, 75), Daniel Sjolund, Jari Litmanen (Mika Vayrynen, 67) e Mikael Forssell.
Suplentes: Antti Niemi, Mika Vayrynen, Mika Nurmela, Toni Kuivasto, Shefki Kuqi, Jonatan Johansson e Roman Yeremenko).
Acção disciplinar
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Daniel Sjolund (39), Sami Hyypia (47), Mikael Forssell (62), Caneira (68) e Petri Pasanen (88) e Makukula (90).