Depois da eliminação frente à Espanha, Portugal assegurou o terceiro lugar no Europeu de Hóquei em Patins, após vitória sobre a Suíça. A Espanha derrotou a Itália na final e sagrou-se campeã europeia pela 12ª vez.
Corpo do artigo
Portugal assegurou o terceiro lugar no Europeu de Hóquei em patins, que terminou , este sábado na localidade francesa de La-Roche-sur-Yon, após bater a Suíça, por 2-1, um dia depois de ter sido eliminada pela Espanha, que se sagrou campeã do Velho Continente.
As coisas não começaram nada bem para a selecção orientada por José Querido, uma vez que os helvéticos se colocaram na liderança do marcador, logo aos 14 minutos, graças a um golo de Laurent Géiser.
No segundo tempo, Portugal conseguiu dar a volta ao resultado muito por culpa da acção de Luís Viana, que bisou nos segundos 20 minutos, evitando que Portugal acabasse no quarto lugar do campeonato, o que já não acontece desde 1938.
Aos 24 minutos, o hoquista luso fez o empate, na recarga a um tiro de Reinaldo Ventura, bisando a três minutos do final, após assistência de Valter Neves.
Por seu lado, a Espanha sagrou-se tricampeã europeia da modalidade, na sequência de um triunfo por 4-2 sobre a Itália, impedindo assim os transalpinos de chegar ao título, que já lhes escapa há 14 anos.
Os espanhóis adiantaram-se cedo no marcador, com golos de Alberto Borregan, aos seis e nove minutos, com os italianos a responderem de pronto, aos 10, por Enrico Mariotti.
A equipa orientada por Josep Ordeig ganhou ainda mais vantagem já no segundo tempo, agora com dois tentos apontados por Sergi Panadero (8' e 38'), o último dos quais de grande penalidade.
Até final, a Itália apenas conseguiu marcar por mais uma vez, novamente por Mariotti, perdendo assim a esperança de somar o seu terceiro título europeu da história. A Espanha igualou o pecúlio da Grã-Bretanha vencendo pela 12ª vez o campeonato europeu.